domingo, 10 de maio de 2009

Relatório Šljivovica


Slivovitz (bósnio: Šljivovica, croata: Šljivovica, tcheco: Slivovice, polonês: Śliwowica, eslovaco: Slivovica, esloveno: Slivovka, sérvio: Шљивовица ou Šljivovica) é uma bebida destilada feita com ameixa (Prunus domestica). É a bebida símbolo do Leste Europeu, fazendo parte da categoria denominada Rakija. (Wikipedia)
A palavra Šljivovica (pronuncia-se shlí-vo-vi-tsa) deriva do eslavo slivka/sliva (ameixa). A sua origem exata é desconhecida, mas acredita-se que foi produzida pela primeira vez nos Bálcãs.
Hoje ela é comercializada em versões industrializadas e caseiras (as melhores!!!).
Atualmente, é possível encontrar Šljivovica na República Tcheca, Lituânia, Eslovênia, Eslováquia, Bósnia, Polônia, Hungria, Bulgária, Romênia, Croácia, Sérvia e em países de outras partes do mundo que receberam seus emigrantes.

Agora, vocês conhecerão o mistério do sabor e do aroma da Šljivovica, tão apreciados pelo mundo todo!!! Quando as ameixas estão prontas para a colheita - um evento familiar - todos se reúnem ao redor das ameixeiras para cutucá-las e chacoalhá-las para que as ameixas maduras caiam ao solo. Depois, elas são colhidas e colocadas em grandes tachos. Então, as ameixas são delicadamente esmagadas para que não se atinjam os caroços.
Para produzir a melhor bebida, nada mais é adicionado ao tacho. A fermentação é natural e continua por até dois meses, produzindo um rico mosto fermentado da fruta. O próximo estágio é levar o mosto para a destilaria mais próxima. Alguns preferem destilar em casa, mas é ilegal e perigoso. Às vezes, o produto da fermentação pode conter álcool metílico, o que é extremamente prejudicial para a qualidade da bebida e para a nossa saúde!
Nas destilarias, o mosto é destilado duas vezes. Primeiro num barril grande e depois num menor. Às vezes, algumas destilarias processam uma única destilação, mas isso é evitado por que seu produto terá qualidade inferior.
O combustível tradicional empregado nas destilarias é o proveniente da madeira, mas atualmente se usa também o gás natural.
O resultado da destilação é um liquido sem coloração, com um teor de álcool em torno de 51%. Durante a alta estação, em novembro, as destilarias chegam a funcionar 24 horas por dia. As aldeias ficam alegres e repletas de barracas cheias de garrafas com o "precioso líquido"!
Um bom mosto dá cerca de10% do seu volume – perfeito, puro, cristalino, com um aroma singular de ameixa.
Além de ser uma bebida de aroma e sabor delicados, é ao mesmo tempo extremamente forte para neófitos, pelo saboroso "estrago" que faz ao passar pelo esôfago.
Nos Bálcãs, a Šljivovica também é usada para fins medicinais: “É um santo remédio para dor de garganta”!
Quem souber onde encontrar Šljivovica no Brasil, favor deixar o endereço do local na sessão comentário!
Živile!

4 comentários:

Enio disse...

Boa noite! Tem diferença entre a eslovaca e a hungara? Já experimentou as 2?
Encontrei a eslovaca no Armazém dos Importados em Moema e a hungara no Empório Hungaro na Chácara Santo Antonio.

Agito Dos Balkans disse...

Olá, Enio!
As melhores de todas são da Croácia e da Sérvia (rs)!!!

Brincadeiras à parte, cada um puxa a sardinha para o seu lado.

Já bebi a hungara e recomendo!
Obrigada por contribuir!

Enio disse...

Comprei um hungara para presente... vamos ver se ele aprova (ele só tinha tomado a eslovaca).
Caso não encontre, os endereços são:

Empório Húngaro
Rua da Paz, 956
Tel: 5181-6298

Armazém dos Importados
Al. dos Nhambiquaras, 463
Tel: 5051-1263 5052-5871

Lisiane V disse...

Eu conheço somente a búlgara e a húngara, fiquei curiosa em provar a da Croacia e da Sérvia!
Este post me deixou imensamente feliz, pois aqui no Brasil ninguém me entendia quando eu falava nesta bebida.
Vou atrás, nos endereços cits, espero que as lojas façam vendas pela internet! Obrigada!
(só uma dúvida: o que se diz e como se brinda em croata e sérvio?)