domingo, 9 de novembro de 2008

Saiba mais sobre a Croácia

A Croácia tornou-se independente em 1991, na sequência da cisão da ex-Jugoslávia. Na região de Zagorje, a norte da capital, Zagreb, predominam as colinas, enquanto a fértil planície da Panonia, uma região de terras agrícolas, é delimitada a leste pelos rios Drava, Danúbio e Sava. As florestas cobrem mais de um terço do território da Croácia. O Parlamento da Croácia (o Sabor) é um órgão legislativo unicamaral, composto por 160 membros eleitos por sufrágio universal por um mandato de quatro anos. A economia da Croácia assenta principalmente na indústria ligeira e nos serviços, sendo também o turismo uma importante fonte de rendimento. A zona mais conhecida da Croácia é a costa da Dalmácia, graças às suas centenas de ilhas e às cidades históricas de Dubrovnik, Split e Zadar. O esporte predileto é o futebol. Na última copa a Croácia enfrentou o Brasil, perdendo de 1 a 0.
(http://europa.eu/abc/european_countries/candidate_countries/croatia/index_pt.htm)


Por falar em Dalmácia:
A Dalmácia (croata Dalmacija, latina Dalmatia) é uma região da Croácia na costa leste do Mar Adriático, estendendo-se entre a ilha de Pag a noroeste e a Baía de Kotor a sudeste. A Dalmácia interior (Dalmatinska Zagora) ocupa uma faixa de até 50 km do mar, sendo muito estreita na região mais a sul. A cidade ao lado é Dubrovnik, a pérola do Adriático.

Devido a correntes marítimas e ao modo como os ventos sopram no Adriático, a água do mar é mais limpa e quente na Dalmácia que no lado italiano. A costa inclui um largo número de reentrâncias e ilhas, estreitos, baías e praias, tornando-se atrativa para esportes náuticos e turismo.



Apesar das controvérsias, a Dalmácia é o local de origem do cão Dálmata, espalhado pelo mundo pelos romanos inicialmente como cão de guerra e mais tarde cão caseiro de companhia e proteção. Também há referências sobre os dálamatas no período do Imério Áustro-Húngaro, onde eles eram utilizados como cães de carruagem. Devido ao seu porte elegante , seu trote e rapidez acompanhavam a carruagem imperial.









Em São Paulo, os croatas, principalmente os de origem dálmata costumam se reunir na SADA para cantar, dançar, beber e relembrar as tradições dos seus antepaçados, mas sem perder a modernidade. O Grupo Folcórico Jadran é o responsável pela preservação da cultura croata através da música e dança. Já participou de vários festivais de música folcóricas no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário: