Depois do já conhecido e tradicional Restaurante Beograd , São Paulo passa a contar com o Caffé Sérvia, recentemente aberto.
O proprietário é o sérvio Danjiel Mirkov, que se associou ao chef Luiz Emanuel para a abertura desse novo espaço. A decoração é simples, com a bandeira e jornais sérvios colados nas paredes. O detalhe típico fica por conta das toalhas bordadas pela avó do proréitário. O cardápio é balcânico, com carnes defumadas, creme azedo, a indefectível sarma, batatas e peixes que variam conforme a época.
O Restaurante Beograd , sob o comando de Erzebet Rigo e seu filho Goran, existe há puco mais de 20 anos. O menu tipicamente sérvio é servido nos finais de semana. Se alguém for lá em mais do que duas pessoas, é sempre bom reservar antes.
Mas não vá a um restaurante balcânico esperando a extrema sofisticação de um bistrot. As casas são simples e o atendimento pode depender do bom humor dos atendentes. Se você está procurando uma experiência nova e um sabor inusitado, achou!
Mas não é só a cozinha sérvia que faz sucesso. O tradicional restaurante grego Acrópole, com especialidades como ensopado de polvo, lula recheada, carneiro assado, vitela e torta de berinjela com carne moída, faz sucesso desde 1959.
Além desses, temos em São Paulo o Kebab Salonu, localizado em plena rua Augusta. Além de kebabs, serve pratos de inspiração turca, grega, bosníaca e indiana. A música e a decoração complementam o clima balcânico. Ao final da refeição, é possível experimentar o genuíno café turco.
Para conhecer os sabores dos Bálcãs, aí vão os endereços:
Restaurante Beograd
Av. Indianópolis, 3260 - telefone: 5587-3256
Caffé Sérvia
Rua Wisard, 252 - telefone: 3034-2665
Restaurante Acrópoles
Rua da Graça, 364 - telefone 3223-4386 e Rua Haddock lobo, 885 - telefone 3063-3991
Kebab Salonu
Rua Augusta, 1416 - telefone: 3283-0890
Caso conheça mais alguma indicação de restaurante da região dos Bálcãs, por favor, deixe a sua sugestão em "comentários".
Soubemos que existe um resturanre croata em Recife.
Alguém poderia confirmar e nos passar o endereço?
Recado para o Josimar de Melo, crítico de gastronomia da Folha de S. Paulo, que visitou o Caffé Sérvia: o
goulash balcânico não é tão apimentado quanto o húngaro (
Dalmatinska Kuhinja, de Dika Marjanović-Radica). Tanto que o Beograd Restaurant o apresenta como
Goulash à Moda Húngara, exatamente por ser mais apimentado.