domingo, 21 de dezembro de 2008

programação de férias

Olá, gente boa!
Agora que estamos prestes a fechar o ano, nada melhor do que programar as férias de janeiro.
Ou pelo menos 4 dias intensos de cultura balcânica na Bahia!!!!
Como?!?!?! Na Bahia de Todos os Santos - Brasil?!?!?!?
Sim, os Bálcãns mais perto do que julgava nossa vã filosofia!
Eu vou e espero encontar muita gente legal!!!
Sretan Božic i Sretan Nova Godina!
Até 2009!!!







quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Betty Gervitz e Mutrib


Nos dias 9 e 16 de dezembro, ao meio-dia, no Teatro Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, acontecem os workshops do Projeto Música e Dança – uma parceria entre a professora, bailarina e coreógrafa Betty Gervitz e o grupo musical Mutrib. Além da apresentação de 30 minutos de danças étnicas com trilhas sonoras de grupos musicais que revitalizaram a música folclórica e coreografias de seus países, haverá cursos gratuitos, com música ao vivo, com danças de roda tradicionais, focalizando principalmente as dos Bálcãs, com a duração de aproximadamente uma hora, para todos que estiverem presentes na platéia e passando pelo Centro Cultural São Paulo. E ainda é de graça, não dá para perder!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Agito dos Balkans para Crianças

Para não perder o "Agito", a SADA organiza nesse sábado a Festa de São Nikolau.É um evento direcionado para crianças. São Nicolau era um sapateiro e no Natal ele distribuía sapatos para as crianças pobres, mas para impedir o seu intento o Diabo cria dificuldades o tempo todo.Nesse evento os membros do grupo de dança se fantasiam de São Nicolau, ajudantes, Diabo e brincam com as crianças.A entrada é R$ 5,00 e um sapato, ambos serão revertidos para uma instituição de caridade.
Servirão doces e salgados croatas.
Venham e tragam suas crianças, vai ser muito divertido!!!
Enderço: Rua Tobias Barrteo 454, Moóca

Agito dos Balkans foi lindo!!!

A Festa Agito dos Balkans, foi linda. O som de Andrei Moyssiadis propiciou um clima essencialmente balcânico, com músicas gregas, sérvias, croatas, turcas, macedônicas, ciganas e tantas outras...
E o André Abujamra não fez por menos, trouxe um set com músicas inéditas, misturando influências balcânicas com bumba meu boi, foi demais!!!

Quero agradecer a todos que foram e se "aventuraram" pela Zona Leste, para conhecer o som do Leste Europeu, celebrando a diversidade cultural e o respeito entre os povos e também aos que não foram por terem torcido pelo nosso sucesso.

Um agradecimento especial à equipe da SADA e ao Grupo Folcórico Jadran, que foram os anfitriões da festa e deram um show de simpatia e alegria!
Foi lindo ver todo mundo dançando Kolo, emocionante!!!

E também um super obrigada para Tetê e Sol que são as precursoras do movimento Balkan Beat no Brasil.
Juntas vamos subverter o termo Balkanizacija, que para muitos significa conflito e separação, para união, alegria e celebração!!!
Esta foi a primeira, e graças a vocês, virão outras com mais atrações e muita alegria!
Bruninha, valeu pelas fotos!!!!

Hvala Ljiepa!!!

Beijos
Katia

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Música para Dançar

O Agito dos Balkans está chegando, dia 29 de Novembro!

Vai ser uma festa regada a 100% de música do Leste Europeu, balcânica e cigana.

Para tanto convidamos gente que entende muuuito de música:

Andrei Moyssiadis - Focado na música do leste europeu, dos países árabes e do mediterrâneo, discoteca desde músicas folclóricas até as fusões étnicas mais inusitadas.



Fat Marley: DJ, multinstrumentista, físico amador e auto-proclamado "partícula anti-musical" Fat Marley é um mistério. Seu trabalho está exatamente no meio do caminho entre a música búlgara de casamento e o drum'n'bass. Nas horas vagas ele atua como André Abujamra, também multinstrumentista (coincidência?), ator e otras cositas mas...
André, aliás Fat Marley, prometeu músicas inéditas para o Agito dos Balkans, misturnado ainda mais as músicas orientais com o som brasileiro. Será isso possível???





Gavra: produtora cultural, multimídia, ex-bailarina folclórica, atual aficcionada pelos Balkans. Programou uma série de imagens alusivas aos Balkans, desde grupos dançando músicas típicas de lá até trechos de filmes de Emir Kusturica e de Gadjo Dilo (grande dica da Babi), grande filme que retrata o povo cigano.


Grupo Folclórico Jadran: são os anfitriões da Festa, vão dançar uma música típica do Norte da Croácia e mais uma surpresa! Eles são ótimos, já se apresentarem em tourné pela Antiga Iugoslávia, atualmente podem ser vistos em festivais de música folclórica, como o orgranizado pelo Centro de Cultura Japonesa (Bunkyo).








Além de tudo, teremos a Grande Madame Renata, a maga do Tarot que desvendará o seu futuro!




Como viram é uma festa feita para celebrar a diversidade cultural e a união entre todos!!!
Visitem a nossa comunidade e inscrevam se nome na lista.

IMPORTANTE: NÃO TRABALHAMOS COM CARTÕES DE CRÉDITO OU DÉBITO!!!!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Kolo Faz Bem à Saúde!!!!

Não, não é o colo a que estamos habituados, do tipo: "colinho da mamãe".
Kolo, com k, é uma dança típica dos povos eslavos muito difundida na Sérvia.
Dança-se o Kolo em grupo, com as mão dadas, podendo-se formar uma roda ou uma serpente.
Os passos são leves e ligeiros. O Kolo evoca um espírito de união; propicia uma alegria e leveza incomparáveis.
A Sérvia é um dos países de maior diversidade cultural da Europa. As fronteiras dos grandes impérios alcançaram o território da Sérvia atual durante longos períodos da história: entre a metade Oriental e a Ocidental do Império Romano; e entre o Império Otomano e o Império Austríaco (mais tarde Áustria-Hungria). A influência do Império Bizantino sobre a Sérvia foi talvez a mais significativa. Os Sérvios são cristãos ortodoxos, com a sua própria Igreja nacional - a Igreja Ortodoxa Sérvia. Usam ambos os alfabetos, o Cirílico e o Latino, resultantes da influência Oriental e da Ocidental. Essa mistura possibilitou combinar o melhor de dois mundos, com melodias surpreendentes e extremamente dançantes. E é uma delícia dançar ao som das músicas balcânicas. Aproveitem e venham dançar o Kolo na festa Agito dos Balkans. Afinal, onde mais você ouviria músicas gregas, turcas romenas, sérvias e muitas outras em uma única festa?
Como diz minha amiga Tetê, o Kolo é tão bom que faz bem a saúde!!!

sábado, 22 de novembro de 2008

Arak, a bebida enigmática

Segundo a wikipédia "Arak é uma bebida alcoólica de origem árabe, destilada da tâmara ou uva, aromatizada com anis dentre outras especiarias.
Deve ser bebido diluído em água ou servido puro com gelo, quando adquire aspecto leitoso, é conhecido como "Leite de Cabra". Parecida com licor, é consumida após as refeições." Perfeito para a elaboração de coquetéis. Graduação alcoólica 45,9%vol. Conteúdo 970ml. É uma bebida muito comum na região dos Bálcãns, principalmente Turquia, Bósnia e Herzegovina.
Na Grécia uma variante do ARAK é o Ouzo, que também pode ser consumido puro.

No Agito dos Balkans, o seu convite ou Flyer vale uma dose de ARAK, bebida rara por estas bandas!

Portanto, aproveitem a oportunidade para conhecer.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Onde vai ser o Agito dos Balkans?


Aproveitando que os Bálcãns ficam no Leste Europeu, a festa Agito dos Balkans não poderia ser em melhor lugar: Zona Leste de São Paulo, na Moóca, bairro tipicamente italiano!!!

Além deste conhecido fato, a Moóca abriga também uma comunidade antiga, mas pouco conhecida: a comunidade dálmata (vocês sabem que a Dalmácia é uma região da Croácia, né?).
Os croatas de origem dálmata chegaram à essa região no final da década de 20, início da industrialização de São Paulo. Antes disso, em 1924/25, quando de sua chegada ao Brasil, foram todos para as fazendas de café, substituir a mão-de-obra escrava.
Com a Quebra da Bolsa de 29, tiveram que migrar para as cidades para trabalhar nas indústrias.

Muitos deles trabalharam nas indústrias Matarazzo, Cotonifício Crespi, Moinhos Santista, entre outras.

Para matar a saudade da terra-mãe e para cultivar as tradições esses imigrantes criaram a Sociedade Amigos da Iugoslávia, que mais tarde veio a se tornar a atual Sociedade Amigos da Dalmácia - SADA.

Hoje, a SADA conta com um grupo de danças folclóricas - o Jadran - que procura manter as tradições culturais da Croácia. Além disso, possui uma biblioteca com livros da antiga Iugoslávia, da Croácia e do Brasil e ainda mantém um curso de língua croata.

Venham ao Agito dos Balkans participar conosco deste encontro multiculutral; teremos músicas croatas, sérvias, bósnias, macedônicas, búlgaras, romenas, gregas, turcas, ciganas e muito mais!!!

O Mapa do Tesouro (meio tosco, mas bem explicativo!) é este:




Quem for de metrô-ônibus: descer na estação Sé do Metrô, ir até o ponto inicial do ônibus Sílvio Romero, ao lado da Catedral da Sé. Esse ônibus para na Rua Tobias Barreto, pertinho da SADA.








domingo, 16 de novembro de 2008

Quase tudo sobre Balkan Beat Box



Segundo a wikipedia o Balkan Beat Box é um grupo musical formado po um exmembro do Gogol Bordello Ori Kaplan e Tamir Muskat of Firewater e Big Lazy e Tomer Yosef (MC, vocais, perc, sampler). O som deles é baseado na fusão de estilos musicias como o Klezmer, Mediterraneo e Balcânico com hip-hop e batidas pop [1]. O grupo também é influneciado pelo dub Jamaicano. Com essa mistura toda eles encorajam a paz entre os cidadãos do mundo todo procurando eliminar fornteiras políticas. Seus ídolos são: Boban Marković, Rachid Taha, Fanfare Ciocarlia, Manu Chao, e Charlie Parker .
O primeiro álbum do Balkan Beat Box é de 2005 e o segundo “Nu-Med” é de 2007, ambos tiveram críricas muito positivas. Enquanto o priemiro álbum era mais focado nas músicas mediterrâneas com influências árabes e espanholas, o segundo´recebe forte influência balânica. A música Bulgarian Chicks é muito popular em clubes descolados de toda a Europa e EUA, provando que a cena musical está preparada para essa experiência de mesclar diversas influências
Venha para o Agito dos Balkans conferir o som de Balkan Beat Box.
Não esqueça, dia 29 de Novembro no clube SADA.




segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Conhece Guca Trumpet Festival?


Guča (Гуча) é uma pequena aldeia situada no município de Lučani, distrito de Moravica a cerca de 80km para sul de Belgrado, é lá que acontece o maior evento de trompete do planeta: O Festival de Trompete de Guča que se realiza anualmente e que comemorou no ano de 2008 a sua 77ª edição.
O Festival de Trompete de Guča reune, anualmente, cerca de 600.000 visitantes. Ele é dividido em três fases: Sexta-feira é o concerto de abertura, Sábado à noite ocorrem as festas regadas a música balcânica e no domingo acontece a esperada Competição. Várias bandas sobem ao palco para tocar as suas músicas, mas somente uma será a vencedora. As músicas mais tocadas são kolo, oro, desafios de trompete e outras músicas típicas da região.
Um site inglês certa vez comentou: "Esqueçam de Glastonbury, Reading, Burning Man e Coachella: o festival mais louco, mais selvagem da terra, somente com bandas de metais é um festival que acontece todo verão em uma pequena cidade sérvia, chamada Guča, no oeste da região de Dragačevo. "
Miles Davis , o maior trompetista de jazz de todos os tempos, uma vez visitou o Guča Festival e disse:
"Não sei como eles tocam trompete desse jeito!"

Curta um pouco desta deliciosa loucura balcânica:
http://www.youtube.com/watch?v=7YZGpuCB4iE

Se quiser mais, venha para a Festa Agito dos Balkans!!!
Dia 29 de Novembro, das 19h00 às 24h00
Na SADA, Rua Tobias Barreto, 454, Moóca (Leste de São Paulo!)
Com performances, música e muito mais!!!

domingo, 9 de novembro de 2008

Saiba mais sobre a Croácia

A Croácia tornou-se independente em 1991, na sequência da cisão da ex-Jugoslávia. Na região de Zagorje, a norte da capital, Zagreb, predominam as colinas, enquanto a fértil planície da Panonia, uma região de terras agrícolas, é delimitada a leste pelos rios Drava, Danúbio e Sava. As florestas cobrem mais de um terço do território da Croácia. O Parlamento da Croácia (o Sabor) é um órgão legislativo unicamaral, composto por 160 membros eleitos por sufrágio universal por um mandato de quatro anos. A economia da Croácia assenta principalmente na indústria ligeira e nos serviços, sendo também o turismo uma importante fonte de rendimento. A zona mais conhecida da Croácia é a costa da Dalmácia, graças às suas centenas de ilhas e às cidades históricas de Dubrovnik, Split e Zadar. O esporte predileto é o futebol. Na última copa a Croácia enfrentou o Brasil, perdendo de 1 a 0.
(http://europa.eu/abc/european_countries/candidate_countries/croatia/index_pt.htm)


Por falar em Dalmácia:
A Dalmácia (croata Dalmacija, latina Dalmatia) é uma região da Croácia na costa leste do Mar Adriático, estendendo-se entre a ilha de Pag a noroeste e a Baía de Kotor a sudeste. A Dalmácia interior (Dalmatinska Zagora) ocupa uma faixa de até 50 km do mar, sendo muito estreita na região mais a sul. A cidade ao lado é Dubrovnik, a pérola do Adriático.

Devido a correntes marítimas e ao modo como os ventos sopram no Adriático, a água do mar é mais limpa e quente na Dalmácia que no lado italiano. A costa inclui um largo número de reentrâncias e ilhas, estreitos, baías e praias, tornando-se atrativa para esportes náuticos e turismo.



Apesar das controvérsias, a Dalmácia é o local de origem do cão Dálmata, espalhado pelo mundo pelos romanos inicialmente como cão de guerra e mais tarde cão caseiro de companhia e proteção. Também há referências sobre os dálamatas no período do Imério Áustro-Húngaro, onde eles eram utilizados como cães de carruagem. Devido ao seu porte elegante , seu trote e rapidez acompanhavam a carruagem imperial.









Em São Paulo, os croatas, principalmente os de origem dálmata costumam se reunir na SADA para cantar, dançar, beber e relembrar as tradições dos seus antepaçados, mas sem perder a modernidade. O Grupo Folcórico Jadran é o responsável pela preservação da cultura croata através da música e dança. Já participou de vários festivais de música folcóricas no Brasil e no exterior.

sábado, 8 de novembro de 2008

Bálcãs, o que é isso?


Os Bálcãs são aquela parte do Leste Europeu que engloba a Eslovênia, Croácia, Sérvia, Bósnia Herzegovina, Montenegro, Macedônia, Kossovo, Albânia, Grécia, Bulgária, Romênia e Turquia. Essa região, coalhada de grupos étnicos e linguísticos, possui uma musicalidade muito festiva. Para cada ocasião há um tipo de música, nascimentos, batizados, casamentos e funerais e mesmo nos momentos mais tristes são capazes de "levantar defuntos"!
Aqui em São Paulo a comunidade croata da Dalmácia (SADA), com muito orgulho procura preservar as tradições plantadas pelos seus antepassados, buscando sempre o diálogo entre o tradicional e o moderno. Por essa razão convida a todos para beber desta nova fonte que é o Balkan Beat.

Na festa Agito dos Balkans você conhecerá de tudo um pouco sobre essa música recheada de temperos balcânicos e orientais. Quem vai operar maravilhas musicais serão os DJs Andrei Moyssiadis e Fat Marley.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Agito dos Balkans A Música do Leste


Venha conhecer o novo ritmo do momento em São Paulo:

AGITO DOS BALKANS – A MÚSICA DO LESTE!

Quando o muro de Berlin caiu, uma cultura “desconhecida” invadiu a Europa Ocidental. Os ritmos típicos dos povos do leste europeu ganharam uma cara nova. A fusão do som tradicional com o eletrônico forma os Balkan Beats: uma música nova e explosiva. As mágicas melodias orientais seduzindo ouvidos ocidentais.
Essa nova onda você podeá curtir no clube SADA, autentico clube balcânico com a apresentação de DJ especialmente convidados: Andrei Moyssiadis e Fat Marley (também conhecido por André Abujamra)
Programação visual: Gavra
Muitas surpresas o aguardam!

CELEBRE CONOSCO A DIVERSIDADE CULTURAL!

Quando: dia 29/11/2008 das 19h00 às 24h00Onde:
No clube SADA Rua Tobias Barreto,454 Moóca
Reservas de convites pelo telefone: 2605-7127Ou pelo e-mail: balkanfest.sada@gmail.com
Quanto: R$ 20,00 convite reservado (vale uma dose de Arak!)
No dia: R$ 25,00
Classificação etária 18 anos
Reserve já o seu convite, pois a festa vai bombar!