
Aproveitando que os Bálcãns ficam no Leste Europeu, a festa Agito dos Balkans não poderia ser em melhor lugar: Zona Leste de São Paulo, na Moóca, bairro tipicamente italiano!!!
Além deste conhecido fato, a Moóca abriga também uma comunidade antiga, mas pouco conhecida: a comunidade dálmata (vocês sabem que a Dalmácia é uma região da Croácia, né?).
Os croatas de origem dálmata chegaram à essa região no final da década de 20, início da industrialização de São Paulo. Antes disso, em 1924/25, quando de sua chegada ao Brasil, foram todos para as fazendas de café, substituir a mão-de-obra escrava.
Com a Quebra da Bolsa de 29, tiveram que migrar para as cidades para trabalhar nas indústrias.

Muitos deles trabalharam nas indústrias Matarazzo, Cotonifício Crespi, Moinhos Santista, entre outras.
Para matar a saudade da terra-mãe e para cultivar as tradições esses imigrantes criaram a Sociedade Amigos da Iugoslávia, que mais tarde veio a se tornar a atual Sociedade Amigos da Dalmácia - SADA.
Hoje, a SADA conta com um grupo de danças folclóricas - o Jadran - que procura manter as tradições culturais da Croácia. Além disso, possui uma biblioteca com livros da antiga Iugoslávia, da Croácia e do Brasil e ainda mantém um curso de língua croata.
Venham ao Agito dos Balkans participar conosco deste encontro multiculutral; teremos músicas croatas, sérvias, bósnias, macedônicas, búlgaras, romenas, gregas, turcas, ciganas e muito mais!!!
O Mapa do Tesouro (meio tosco, mas bem explicativo!) é este:

Quem for de metrô-ônibus: descer na estação Sé do Metrô, ir até o ponto inicial do ônibus Sílvio Romero, ao lado da Catedral da Sé. Esse ônibus para na Rua Tobias Barreto, pertinho da
SADA.