quarta-feira, 23 de abril de 2014

Culinária Tradicional dos Bálcãs no Festival


O Festival de Música e Dança dos Bálcãs será um acontecimento do ano em alegria, inspiração e diversidade! E a comida balcânica, rica em temperos, cores, sabores e aromas, não poderia ficar de fora.
“Fiquei muito feliz com o convite feito a mim pela curadora, Betty Gervitz, para que trouxesse a culinária dos Bálcãs para o festival“, afirmou Katia Gavranich Camargo, descendente de croatas, especialista em Tradições Culinárias e Cultura dos Bálcãs, autora do Blog e da Comunidade do Facebook Agito dos Balkans.
Para o Festival, foi feita uma grande pesquisa entre as comunidades de imigrantes radicadas no Brasil e elas ficaram entusiasmadas em participar. “Temos que aproveitar essa excelente oportunidade para mostrar que mantemos vivas as nossas tradições”, afirmou Catarina Paslar, presidente da Associação Cultural do Povo Búlgaro no Brasil.
“A culinária é uma das principais formas de preservação da cultura e tradição dos povos”, disse Fanny Gavranich Camargo, da comunidade croata do Brasil.
Para trazer as comidas do Bálcãs contamos com o apoio da divisão de Nutrição do SESC Pompéia, através de Carolina Rovai, que abrirá sua cozinha para que senhoras das comunidades balcânicas possam produzir suas receitas (muitas delas de família) para o Festival.
O cardápio será composto de deliciosas Banitsas da Bulgária, Pitulicas da Croácia, Čevapćići da Sérvia, Mussaká da Grécia, e até a Šopska Salata da Macedônia, pratos de nomes impronunciáveis, sendo que o mais difícil será resistir a eles.
Durante a pesquisa surgiu uma questão: De onde são as Burekas? Será que são originárias da Bósnia, Sérvia, Macedônia ou da Bulgária?
Venham para o Festival, experimentem e façam as suas apostas... dificilmente chegaremos a uma conclusão, pois os balcânicos adoram uma polêmica...o que importa é que, ao final e ao cabo, estaremos bem alimentados, alegres e felizes!

Nenhum comentário: